quarta-feira, 20 de julho de 2016

[RESENHA] O BISTURI DE OURO – CHAIENE SANTOS

Por Ingrid Cristina

Olá, meus caríssimos companheiros! Como vão todos? Espero que estejam ótimos! ^^
Hoje trago para vocês a resenha do livro de um querido e recente parceiro aqui do blog, Chaiene Santos, autor de “O bisturi de ouro”.

Chaiene é casado e pai de duas meninas. Cirurgião-Dentista, mora na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, também é autor dos livros “Os Filhos do Tempo”, “Poesias e Poemas – Amar”, “Curtir e Compartilhar”. Agora lança “O bisturi de ouro” pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.

Sinopse: Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria.
No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía.
O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do "amigo", terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.



Em “O bisturi de Ouro” acompanhamos a vida de Eduardo, um jovem de família pobre que teve que se agarrar a todas as oportunidades de estudo para conseguir realizar seus sonhos profissionais. Filho de dona Catarina e seu Roberto, vive com seus pais e irmãos em uma casa humilde e simples de uma vila operária, construída para os trabalhadores de uma fábrica antiga, na pacata cidade de Monte Belo – RJ.

Eduardo sempre foi uma criança muito esperta e obediente, mas acima tudo, inteligente e muito estudioso. Por todas as escolas que passa chama atenção de seus professores, por sua extrema habilidade de aprender mais rápido do que os outros. Isso também desperta inveja nos outros colegas, como Glauco, um jovenzinho de família rica, que sempre teve o que quis, mas nunca teve o que mais precisou: uma boa convivência com os pais. Bem ao contrário de Edu, que sempre foi muito amado pela família, e mesmo com todas as dificuldades financeiras que eles enfrentam não deixam de sorrir e agradecer a Deus por terem uns aos outros.  

O contexto do livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite ter uma visão ampla dos sentimentos de todos os personagens. O livro começa narrando a infância de Eduardo em 1975, quando tinha 11 anos, e assim vamos acompanhando seu crescimento como pessoa e como profissional.


Agora jovem, Eduardo compartilha com a mãe o sonho de se formar em medicina, mesmo sabendo o quanto isso será difícil para ele, já que não tem dinheiro para pagar a faculdade e nem mesmo para se manter em um curso de medicina. Mas isso não intimida o jovem nem um pouco, ele ainda guarda no coração a esperança de conseguir entrar numa faculdade pública e por isso se dedica muito aos estudos.

Na escola, o jovem colega de turma – Glauco, começa a se aproximar de Edu e se demonstra amigo, começando assim a visitar sua casa. O que o pobre Eduardo não sabe é que Glauco ainda nutre muita inveja por ele e tem péssimas intenções.  Somos também apresentados à Helena, o primeiro e intenso amor de Eduardo, a quem ele logo se apega e assim começam a viver um lindo namoro.

Dona Catarina é a melhor mãe que alguém poderia ter, fazendo das tripas coração para juntar um dinheirinho para pagar o curso pro filho, quando o momento chegar. O que ninguém esperava é que esse momento jamais chegaria, pois um infortúnio da vida assola a família, anunciando que os sonhos do jovem rapaz estão cada vez mais longe.


Mas a vida reserva grandes surpresas para aqueles que nunca desistem de seus sonhos e Eduardo é a prova viva disso. Aos poucos ele vai conhecendo pessoas que vão lhe ajudando a subir degrau por degrau de sua íngreme escada profissional e o seus duros esforços vão dando frutos a cada dia. Tudo estaria perfeito se ele não fosse atormentado pelo suposto causador do maior sofrimento que ele poderia ter em sua vida. Eduardo está sendo perseguido por um cara usando uma máscara branca e que está se provando um completo psicopata, tentando matá-lo diversas vezes.

Com um pouco mais de 200 páginas, “O bisturi de ouro” nos surpreende com tamanha reviravolta na história do protagonista, que terá que se virar para descobrir quem é o seu perseguidor ao mesmo tempo em que tenta proteger a família e prosseguir com o trabalho e os estudos.

A escrita do autor é bem simples e de fácil compreensão. Não encontrei nenhum erro de revisão e a diagramação está muito bem feita, onde as páginas são amareladas e com um detalhezinho ao início de cada capítulo. Vale citar que essa capa está muito linda e tem tudo a ver com a história. Gostei muito de conhecer Eduardo, a força de vontade dele e sua determinação são inspiradoras.


Bem, galera, é isso aí. Espero que vocês tenham gostado da matéria e possam dar uma chance para essa história incrível. Estarei deixando as redes sociais do autor aqui a baixo, fiquem a vontade para conhecerem um pouquinho mais sobre Chaiene. Um grande beijo no coração de todos. <3

Facebook: https://www.facebook.com/ChaieneSantosEscritor/
Insta: @chaiene_santos 
Wattpad: https://www.wattpad.com/user/ChaieneS


24 comentários:

  1. A capa está muito bonita mesmo, mas tem algo de sinistro. Achei a premissa da obra muito interessante, tive a impressão de que a narrativa é daquelas que nos prende, pois só de ler a sua resenha já fiquei com vontade de saber mais da história. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Olá
    gostei da premissa do livro, especialmente por parecer ser bem realista, por srr em terceira pessoa e por acompanhar a vida do protagonista desde cedo. Fiquei bem curiosa quanto aos detalhes da ambientação e imagino mesmo que seja uma história de fácil compreensão.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Esse livro e sua resenha realmente me chamaram a atenção. A capa já mostra que teremos algo bem misterioso e me surpreende com o plot inicial desse enredo. Gostei do fato de o personagem ser uma pessoa humilde, que sonha em ser médico, uma realidade tão presente em nosso país já que é quase um jogos vorazes se sobressair para entrar um uma universidade pública.
    Mas é o mistério que me atrai aqui, pois você não deixou nem uma brecha sobre esse mascarado e o período difícil pelo qual o personagem passa. Muito mistério rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. QUe interessante, fiquei curiosa com o motivo de tanta perseguição.
    Mas achei muito om o enredo, diferente, gosto de histórias de mistérios Ingrid.
    A resenha está ótima como sempre, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Nossa, olhando para a capa eu imaginava outra coisa. Gostei bastante da premissa, esse enredo parece ser simples, mas conter uma história incrível. Quero realmente saber mais sobre ele, sobre esse mistério e como o autor desenvolveu essa história. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  6. Oeeee
    Gostei bastante da sua resenha e esse gênero literário é um dos meus favoritos, como estou tentando ler mais nacionais vou tentar encaixar esse nas minhas leituras, adorei a capa também :D

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei ler sua resenha desse livro. Aliás, acho que é a primeira que leio dele e é uma obra que tenho vontade de ler há muito tempo.
    Gostei muito de conhecer um pouco da história e achei o personagem bem focado em seu objetivo. Saber que ele quer ser médico e vai atrás dos seus sonhos me deixou bem mais curiosa com a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá, quando me deparei com a sua resenha eu não esperava me interessar pelo livro. A capa não me atraiu muito e nem a sinopse, mas lendo seus comentários sobre o livro e conhecendo um pouco mais do enredo eu até que fiquei curiosa sim e espero que se eu vier a ler, que eu possa gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a capa dá um medinho, mas adorei a forma como você falou da história e achei a premissa bem instigante. Imaginei que por ter poucas páginas , o livro deve ter mando bem na história, sem grandes enrolações.
    Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Essa capa me deu medinho kkkkk, não curto muito tramas assim, por isso não acho que leria, contudo fica a dica para dar a pessoas que curtam esse tipo de leitura.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Confesso que esperava outro tipo de história quando vi a capa desse livro. Mesmo assim, gostei de acompanhar suas impressões e constatar que é algo bem diferente. Confesso que não chamou minha atenção, mesmo com todo esse mistério que cerca a narrativa, mas firo feliz que você gostou.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Confesso que leria o livro só por apresentar uma capa tão misteriosa. Parece ser um livro incrível, fico imaginando como deve ter sido para Eduardo persistir em seu sonho de entrar para a faculdade de medicina e em como a sua família batalhou para juntar cada centavo para que seu sonho se realizasse. Achei muito misterioso essa pessoa de máscara branca, ao mesmo tempo que acho um pouco previsível quem seja a pessoa por trás da máscara, já que você citou uma pessoa que sente inveja do protagonista. Mas como você disse que o livro há várias reviravoltas, imagino que esteja enganada. Adoro livros envolventes e esse parece ser o caso, espero fazer a leitura dele em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Nossa achei o enredo bem interessante ainda mais pela persistência do personagem em acreditar nos seus sonhos e a luta para realizar. Fiquei bem curiosa com o enredo e pretendo conferir em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Pela capa, achei que seria alguma coisa mais puxada para o terror, porque achei ela muito sinistra! Mas achei o enredo muito interessante por causa dessa perseguição e fiquei bem curiosa de como e quando ele vai descobrir quem é essa pessoa. Pretendo conferir logo logo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Parece ser interessante! Adorei a capa e sua resenha ficou ótima, deu vontade de conhecer esse livro. Não faz muito meu gênero literário favorito, mas pretendo da uma chance ao livro! Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Gostei da capa e do tom sinistro que ela dá ao enredo. O que aliás pelo que li se comprova ao longo das páginas. Não conhecia o livro, mas como gosto do gênero, estou anotando sua dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Não achei a capa linda, e sim meio assustadora. Saber que ela representa esse psicopata que passa a perseguir o protagonista e tenta matá-lo várias vezes só me deixa com menos vontade de ler, não curto histórias desse tipo. Até gostaria de acompanhar a evolução do protagonista em sua vida, a relação com sua família e a busca por seu sonho, mas não acho que seja leitura para mim.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de conhecer a escrita do Chaiene, e adorei a historia de O Bisturi de Ouro. Foi um dos primeiros nacionais que li, e confesso que ele influenciou positivamente no meu gosto literário. A sua resenha está maravilhosa, e com certeza esse livro é recomendado.

    ResponderExcluir
  19. Oiii,
    Adoro a divulgação de autores nacionais! Sempre bom conhecer novas obras. Gostei da premissa da história. Gosta de ação e mistérios e com certeza essa livro é um boa opção.
    Vou dar uma olhada nas outras obras do autor também.!
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Só a capa já me tinha despertado uma grande curiosidade, depois que eu li a resenha então, puts! Estou precisando aumentar minha leitura de livros de autores brasileiros, pretendo colocar ele na lista. Gostei da premissa da história, sou apaixonada por livros que possuam mistério e ação (e reviravoltas! haha). Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Eu não conhecia o livro, muito menos a autora, mas achei bastante legal a premissa da obra. Só de olhar a capa dá pra ver que a história tem uma tensão. Confesso que não leria o livro no meu momento atual, mas quem sabe mais p frente? Gostei bastante da resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oiii tudo bom???
    Que capa perfeita é essa meu Deus, só a sinopse que eu achei muito vaga. Não me interessou, eu não conhecia o livro e nem o autor. Mas gostaria de saber afundo por que esse psicopata ficou tão atraído pelo principal. E como o principal passa por tudo isso e qual é a evolução que ele tem.
    Enfim, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  23. Oiiie, tudo bem??
    A capa já desperta a curiosidade do leitor com todo mistério envolvido nos detalhes, mas a sinopse agrega muito bem nisso. A história parece ser interessante, já que os personagens se apresentam humanos como nós o que torna fácil a identificação e a resenha abordou muito bem os tópicos do livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui em casa e vai ser um dos próximos que irei ler, fiquei bem feliz em ver sua resenha e ver que você gostou bastante dele, tenho certeza que traz uma história bem marcante. ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!