segunda-feira, 19 de setembro de 2016

[RESENHA] SEM DEIXAR RASTROS – HARLAN COBEN

Por Ingrid Cristina

Olá, gente querida! Como vão todos? Na torcida para que estejam todos muito bem!
Hoje trago uma dica muito interessante para os fãs de literatura policial. Quem acompanha o blog sabe que estou participando do projeto #SETEMBROPOLICIAL e é por isso que o autor Harlan Coben dá as caras por aqui. É claro que Harlan já fazia parte da minha vida literária, mas fazia tempo que não lia nada dele, então amei a oportunidade de voltar para os encantos Harlanianos. Mas chega de conversa fiada e vamos ao que interessa.


Sinopse: Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão no joelho o afastou das quadras para sempre. Porém, 10 anos depois, o agente esportivo e detetive particular com passagem pelo FBI está de volta ao jogo - não para cumprir seu destino como astro do basquete, mas para desvendar mais um mistério.
O ídolo dos Dragons de Nova Jersey, Greg Downing, maior adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. À frente do caso, com a ajuda de seus dois fiéis escudeiros, Win e Esperanza, Myron trabalhará infiltrado entre os jogadores para tentar obter informações capazes de levar ao paradeiro do antigo rival, com quem também competiu pelo amor de uma mulher.

Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que esse é o terceiro livro da série, se assim podemos chamar, de Myron Bolitar. Myron é um ex-jogador de basquete universitário, trabalhou para o FBI, é advogado, agenciador de atletas e amigo e sócio de Win, um rico empresário de finanças.

Embora a série tenha uma sequência cronológica de publicação, as histórias não tem uma sequência, a cada livro Myron tem que lidar com um caso novo. A única coisa sequencial na série é a personalidade de cada personagem, ou seja, você pode ler a série em qualquer ordem. Eu mesma comecei pelo nono livro e isso não me prejudicou em nada.

Mesmo no primeiro livro, Harlan não nos dá informações a fundo sobre o passado de Myron, mas a bem da verdade, Myron é tão encantador que você, mesmo querendo mais, se contenta com as informações que tem. A ironia, a inteligência, o sarcasmo e o humor são típicos do personagem, tornando-o extremamente carismático.

E não dá para falar de Myron Bolitar sem mencionar Windsor Horne Lockwood II, seu honrado (ou nem tão honrado assim) sócio e amigo. Win é tipo de pessoa que parece estar sempre posando para a capa de uma revista voltada a americanos brancos e ricos. Com seus cabelos loiros e meticulosamente penteados, as faces ligeiramente rosadas e com o rosto de traços marcantes e porcelânicos, Win tem exatamente a aparência que se espera de alguém chamado Windsor Horne Lockwood II: elitista, autocentrado e bunda-mole. Mas eu lhes garanto, bunda-mole ele não é. Win é completamente excêntrico e usa de subterfúgios para conseguir o que quer. Harlan, se quisesse, poderia construir inúmeras histórias tendo Win como protagonista, que fariam sucesso tanto quanto as do Myron. Resumindo: Win é amável tanto quanto Myron.


Em Sem deixar rastros, encontramos Myron levando uma vida completamente satisfatória. Sua empresa de agenciamento de atletas vai bem, já que conta com uma equipe de trabalho muito competente, mesmo ela se resumindo à ele, Win e Esperanza – uma ex-lutadora de luta livre. Seu namoro com Jessica está de vento em polpa e ele não pensa em nada diferente dessa realidade. Até que o passado decide bater em sua porta.

De repente surge uma oportunidade para que ele volte às quadras de basquete e mesmo afirmando piamente ter superado o fim abrupto de sua carreira – devido a uma contusão no joelho há 10 anos – ele fica abalado com a possibilidade. Mas as coisas ficam mais claras quando o detetive descobre que tudo não passa de uma fachada para descobrir o paradeiro de Greg Dowing, seu rival dos tempos da universidade, que agora é um astro do basquete e que está desaparecido.

Contando com a ajuda de Win e Esperanza, Myron terá que encarar alguns elementos do seu passado para descobrir o que de fato aconteceu com Greg. Isso o levará a um emaranhado de pistas que, sinceramente, não parecem se conectar até que o livro chegue ao fim. Fui ludibriada durante todo o livro para ser surpreendida com o final da trama. É adorável a forma como os fatos vão se entrelaçando no decorrer da história e, pelo menos pra mim, foi impossível desvendar o final.


Harlan, mais uma vez, se mostra um grande autor do gênero policial, conseguindo fisgar o leitor com essa história e fazer com que fiquemos de boca aberta com o desfecho da trama, onde ele sempre amarra as pontas soltas com maestria e te mostra tudo aquilo que não conseguia enxergar. Eu daria meu braço esquerdo para ver as cenas finais desse livro nos cinemas, ou então, numa série de TV. O autor consegue nos transpor para dentro da história com uma facilidade incrível e você se vê anestesiado com os acontecimentos.

Sensacional é o adjetivo que eu escolho para terminar a resenha de Sem deixar rastros, e só não dei cinco estrelas para o livro pelo simples fato de que quero deixar a quinta estrela para o décimo e último livro da série, do qual já ouvi inúmeros elogios e que provavelmente será minha próxima leitura.



É isso aí, investigadores, se lancem sem medo nesse jogo de gato e rato que é o livro e se deixem surpreender pela escrita envolvente, clara e objetiva de Harlan Coben.

Um beijo no coração de todos e até a próxima! <3

Nota no Skoob: 4/5




28 comentários:

  1. Ooi Cris. Adorei a resenha. Sou apaixonada pelos livros do Harlan Coben já que por eles serem tão bem escritos que raramente me surpreendem e nunca me deixam na mão no quesito "este é maravilhoso" kk. Ainda não dei prosseguimento a serie do Myron Bolitar, mas sua resenha me fez querer dar um gás e ler todos os livros de uma vez. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu não conhecia esse título, e confesso que ainda não li nenhum livro escrito pelo autor,. mas adorei poder ler seus comentários a respeito. Sua resenha me deixou curiosa porque a temática me intrigou bastante, ainda mais por seus elogios. A série é grande hein..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Li apenas dois livros do Harlan, desse mesmo investigador, e gostei muito! Adoro livros policiais, onde você pensa o tempo todo que se trata de uma coisa e no fim você é surpreendido. Curti muito a premissa desse livro, onde ele tem a possibilidade de voltar a jogar basquete, ainda que seja com outro objetivo. Sugestão anotada!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. Olá amore,
    Já vi muita coisa do Harlan Coben, mas não li nada dele ainda.
    Mas não sei se trata-se de um livro que eu queira ler no momento.
    Parabéns pela resenha e pelas fotos muito bem tiradas!
    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Tenho vontade demais de ler algo do Harlan, mas ainda não li nada, pois não estou na vibe. Romances policiais são sempre incríveis se bem escritos, ainda mais com o suspense, a investigação e tudo mais. Com tantos elogios assim, fiquei bem curiosa. Vou dar uma conferida na série para ver se leio ainda essa ano.

    ♡♡

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou mega fã do autor, já li muitos livros dele (menos do que eu gostaria de ter lido, as espero ler muito mais em breve) e gosto muito da série Myron Bolitar. Esse livro eu ainda não li mas já li outros da série e pelo fato das histórias não serem ligadas eu não vi nenhuma dificuldade na leitura. Adorei conhecer um pouco mais do enredo desse livro. Qualquer livro do Harlan eu sei que vou gostar e tenho certeza que eu vou adorar essa leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não li nada o autor (sou de outro mundo), mas quero muito.
    Não sou de ler obras do gênero, mas estou tentando sair da zona de conforto e achei legal o fato de a série poder ser lida fora de ordem sem comprometer o entendimento.
    Myron tem uma personalidade que me atrai muito em personagens, sendo irônico e inteligente!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Mas como assim não tem sequência? Mesmo sendo casos diferentes, não é possível acompanhar cronologicamente a vida do protagonista fora dos casos que ele resolve? Pergunto porque normalmente é por isso que leio na ordem séries desse tipo e o motivo de ainda não ter começado essa. Adoro personagens irônicos, inteligentes e sarcásticos, e acho que vou gostar muito do Myron. Adoro desfechos que nos deixam de boca aberta, e quero muito conhecer a escrita do Harlan.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Sua resenha é ótima, nunca li nada do autor mas fiquei curiosa para saber sobre essa série. O gênero é algo que me atrai e a ideia do livro é bem interessante. Livros policiais em grande maioria tem uma linha de pensamento incrível.
    Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Primeiro quero dizer que amei o projeto setembro policial para que possamos conhecer mais sobre o gênero, embora não leia muito sobre ele. Amei suas fotos também é tenho ouvido falar maravilhas do Harlan como autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, já li alguns livros da série, mas esse não. Sinceramente, ele não parece nada ruim em relação aos que li. Ultimamente, venho lendo muito Coben e tenho essa mesma impressão que você: o autor é muito bom no gênero policial. Cada vez que vejo mais um livro dele, já fico com vontade de ler. Sério. E gostei muito da ideia do Setembro Policial. Raramento vejo essas temáticas para os meses do ano.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? A minha primeira experiência com o autor foi com um livro dessa série Alta Tensão que não faço ideia de qual volume seja mais que eu não curti muito. Inclusive não gostei de Myron. Mas talvez eu tenha começado com o pé esquerdo e achei a premissa desse livro tão interessante que pretendo dar uma nova chance ao Harlan Coben.
    BJ

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu não conhecia a serie, confesso! :) Mas deixaste-me super curioso! :) Ainda bem que gostaste da leitura! :)

    Bem, 10 volumes?? Meu Deus!! ahah Mas se o autor tem um talento assim tao grande para o policial, quero mesmo ler! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Já vi muita gente falando bem dos livros do Harlan Coben e depois de ler mais uma resenha positiva de uma de suas obras, acredito que já esteja mais do que na hora de conhecer a série de literatura policial. Apesar de não ler muito esse gênero, ele é um dos meus favoritos já que sempre envolve o suspense, algo que adoro em qualquer tipo de história.
    Esse livro me parece interessante já que o protagonista terá que investigar o paradeiro de alguém que já conhece e estudou junto. Esse livro me parece ser muito interessante devido à escrita do autor, já que ele joga inúmeras pistas que não parecem ter qualquer sentido que se conectam até o fim. Espero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Há tempos quero ler um livro do Harlan, mas falta oportunidade e também quero ler na ordem, quando se trata do Myron, pois acredito que deve ter uma ligação tirando os casos de cada livro. Se for vê pelos casos que ele investiga dá para levar fora de ordem, mas os aspectos da vida pessoal dele deve ter alguma continuidade entre os livros.
    Gosto desse gênero, então acho que a leitura seria bastante satisfatória para mim. E adoro quando tem pistas, faz o leitor participar mais e ficar mais atento. Mesmo que essas pistas não façam sentido no começo. rsrsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Gosto muito de romances policiais e tenho inclusive alguns livros do Coben na estante, o mistério é o porquê de eu não ter pego pra ler ainda :o adorei a resenha, fiquei ainda mais animada para conhecer o autor.
    Beijos, Luana

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Meu gênero favorito é o policial e sempre que posso estou lendo algo dele.
    Já li dois livros do Harlan Coben, muito por ouvir o pessoal falando super bem das histórias e escrita dele. Mas vou ser sincera, não achei tudo isso...
    São bons, mas já li autores bem melhores, inclusive acho o James Patterosn melhor que ele. Porém, ainda ninguém conseguiu superar o Jo Nesbo, meu autor policial preferido <3 Já leu algo dele? Se não, recomendo muitíssimo!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, só li um livro do Harlan e que me lembre é com o filho do Myron, não sei se são da mesma sériee, não lembro muito da história em si mas lembro que gostei muito já qu e sou fã de romande policial, mas esse livro do Harlan não me chamou tanta anteção,mas conheço outros dele que realmente parecem ser incriveis e eu com certeza irei ler, pois parece que essa história não deixou aquele ar tenso de mistério de "o que será que pode ter acontecido com ele"

    ResponderExcluir
  19. Oie...
    Nunca li nada do autor, mas, tenho que confessar que estou tentada a realizar alguma leitura dele. Livros policiais tem o poder de entreter facilmente o leitor e creio que SEM DEIXAR RASTROS é uma boa pedida para o momento, ainda mais com tantos elogios.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu tenho muita curiosidade em ler os livros desse autor, mas ainda não tive oportunidade para isso. Sua resenha me deixou empolgada para conhecer a série e a próxima promoção que ver dos livros dele eu vou comprar.kkkkkkk
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Oi! Como está?
    Primeiramente: excelente resenha.
    Segundo: Ouço muito falar desse autor e no geral, foram críticas positivas, o que me motiva a futuramente ler os livros desse autor. Ainda mais quando o Myron me lembra um dos meus personagens favoritos, o Cormoran Strike.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky.
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. OI!!


    Ainda não experimentei a resenha de Harlan, entretanto adoro policiais. Assim como você tem um tempo que não leio e no momento estou no gênero fantasia, mas adoro delirar atrás das pistas, tentar conectar as mesmas e enxergar o que esta oculto ( o que nem sempre consigo), rs, mais vou ler os livros desse autor e já sei que a ordem não irá interferir minha leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!!
    Policial não faz muito meu gosto,mas dependendo do livro ou estória até dou uma chance,mas não consigo gostar de nenhum livro desse autor,li somente um livro dele a um tempo atrás e fiquei só nele mesmo. Então dessa vez irei passar a leitura :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/09/resenha-pecados-no-inverno-lisa-kleypas.html

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse é um dos meus gêneros favoritos! Já li uma obra do autor e fiquei fascinada com a forma que ele escreve e faz o leitor se envolver em desvendar o mistério. Pelo visto, isso não foi diferente nesse livro.
    Estou bem curiosa para saber o que aconteceu com Greg e como esse mistério é desenvolvido. ponto positivo saber que o autor encerra o livro deixando o leitor boquiaberto.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Eu tenho muita vontade de ler os livros do Harlan, mas são tantos que nunca sei por qual começar. Adorei a resenha desse livro, pena que é o terceiro, vou procurar a resenha dos outros dois.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Tudo bem?
    Eu adoro o Harlan sempre me pego presa aos livros dele ainda não fiz a leitura desse mais com certeza vai entrar para minha lista eu sou uma péssima investigadora por sinal sempre deixo passar algo. u.u
    Fiquei muito curiosa para saber mais sobre o livro e adorei saber das suas impressões.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. Oi, eu amo livros de suspense policial e Harlan cara, é maravilhoso, escreve divinamente bem. Myron é meu investigador favorito até agora, adoro o jeitinho dele, é um amor cm as mulheres, pelo menos nos que já li dele. Vou colocar esse e os outros na lista, preciso completar a coleção. ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Sou muito fã dos livros do Harlan Coben, ele tem uma escrita incrível e suas histórias sempre me envolvem. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas fiquei bem empolgada com a sua, espero ler o mais breve que eu conseguir.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!