domingo, 6 de novembro de 2016

[ENTREVISTA] DE FRENTE COM A CRIS – ALICE RAPOSO

Por Ingrid Cristina

Olá, passageiros queridos!
Hoje venho encerrar nosso domingo com mais um episódio do quadro de entrevista com os autores parceiros aqui do blog.
A entrevistada de hoje é a Alice Raposo, autora de Maria do Sol. Para conferir a resenha do livro basta clicar aqui. Espero que gostem da entrevista e que possam abrir um espaço na estante de vocês para a obra-prima dessa autora.


Sobre a autora: 
Alice Raposo escreveu Maria do Sol. O livro foi lançado pela Fundação Quixote.
Maria do Sol é um drama repleto de mistérios e suspense. A escritora faz um alerta para a importância da relação dos pais com os filhos. Demonstrando como a falta de diálogo na família pode trazer consequências trágicas e traumáticas que se prolongam pela vida. Possuindo assim, uma abordagem psicológica marcante. Apesar disto, o livro possui uma linguagem simples e muito clara. Indicado para todas as idades. A escritora tem mais dois livros com a escrita pronta e pretende lançar até o meio do próximo ano.

1. Conte-nos um pouco sobre você. Quais são seus medos, manias de escritor, suas preferências... Abra o seu coração. Rsrs

Alice Raposo: “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha, esperando o ônibus da escola, sozinha” Cazuza
O tempo passa e a gente não vê. Um dia desses eu era uma menina, querendo ansiosamente chegar aos quinze anos...
Depois aprendemos que a vida é bem rapidinha, que tudo vem muito depressa. Assim, aprendemos que devemos demonstrar o amor que sentimos por quem amamos. O melhor da vida é o amar e ser amado, é estar perto de quem faz nossa vida feliz.
Tenho medo de não viver tudo que quero, de não alcançar meus sonhos e meus objetivos. Por isso, eu luto pelo que quero e amo.
Minhas manias de escritora é criar, imaginar a vida. É achar que sempre temos a chance de ter um final feliz.

2. Qual foi sua inspiração para escrever “MARIA DO SOL”? Usou algum autor ou alguma obra em específico?

Alice Raposo: Maria do Sol surgiu de um sonho, um pequeno sonho que a partir da ideia central escrevi o livro.

3. Quando era criança ou mesmo adolescente, costumava ler muito? Se sim, qual foi o seu primeiro livro?

Alice Raposo: Meu primeiro contato com a leitura foi no início da adolescência. Já no inicio da vida adulta, parei um pouco, pois estava focada em concurso público. No entanto, hoje posso me dedicar à leitura que é algo que eu amo muito. Engraçado, eu me fiz esta pergunta hoje antes de ler a entrevista, qual foi o primeiro livro que eu li. Eu não sei, não lembro... mas tenho uma vaga lembrança de um livro chamado “O tráfico de Anjos” do autor Luiz Puntel.

(Alice, não acredito que você conhece esse livro. ♥)

4. Como e quando começou a escrever? Em que momento soube que queria seguir nessa carreira?

Alice Raposo: Meu pai lê e escreve muito. Desde pequena, no interior, eu me lembro de ficar deitada numa cadeira preguiçosa até tarde da noite esperando ele parar para irmos dormir. Sem contar nos inúmeros livros e enciclopédias que ele tinha e eu adorava folhear. Acho que o exemplo me fez ter vontade de escrever.
Em minhas lembranças sempre está a presença do gosto pela escrita.
Iniciei com poesias e peças de teatro na adolescência, depois escrevi alguns contos e só depois escrevi meus livros. Quando eu era adolescente eu escrevi apenas um livro, mas acabei perdendo os manuscritos.
Na verdade, acho que não houve um momento, eu sempre tive a sede de escrever e um prazer enorme de fazer isto. É como o rio que corre para o mar, a vida vai acontecendo e quando percebemos já estamos envolvidos com a escrita.

5. Para criar a personalidade de seus personagens, você se baseou em pessoas reais?

Alice Raposo: Até agora não. Todos meus personagens são totalmente fictícios.

6. Quais são seus projetos enquanto escritor (a) para um futuro próximo?

Alice Raposo: Eu tenho dois livros com a escrita pronta. Um trata de ficção científica e o outro é sobre relacionamento, voltado ao público infanto-juvenil. Assim, meu projeto é conseguir publicar os dois antes de abril de 2017.

7. Em sua opinião, qual é a maior dificuldade que um escritor nacional encontra em nosso mercado editorial nos dias de hoje? O que ainda precisa ser mudado?

Alice Raposo: Para mim a maior dificuldade é conseguir chegar até o leitor. Isto quando se tem uma editora é mais fácil. No entanto, não é fácil conseguir uma editora.
Precisamos de mais oportunidades e facilidade no mercado editorial para que os escritores iniciantes consigam publicar suas obras.

8. Qual é a sua opinião em relação à parceria entre blogueiros e autores?

Alice Raposo: É muito importante, pois os blogueiros levam o livro mais longe. Pessoas que o autor não alcançaria com o blog são alcançadas.
E isto é de grande valia quando não se tem uma grande editora. Pois, para que um livro chegue até o leitor, esse leitor tem que saber da existência do livro. E é isto que os blogueiros fazem, levam a informação da existência do livro para seus leitores.

9. Deixe um conselho para quem deseja, assim como vocês, se tornarem escritores?

Alice Raposo: Leia muito, escreva muito e nunca desista dos seus sonhos. A vida é um leve suspiro, faça o que você ama!
Eu sei que temos necessidades que não podem esperar até o tão almejado sonho de ser um escritor reconhecido acontecer, mas trabalhe e dedique um tempo para a leitura e a escrita. Não desista de sonhar, de criar e de crescer.


Agora vamos fazer um bate e volta:
Cor preferida: vermelho
Autor (a) favorito (a): Augusto Cury
Comida que mais gosta: Vale chocolate? Rsrsrs brincadeira...Baião de dois, feito com feijão verde.
Maior defeito: Ansiedade
Maior qualidade: Gratidão
Uma citação: Só o rio não recua, mas morre afogado no mar (Desconheço o autor)


É isso aí, gente. Não deixem de visitar as redes sociais da autora e conferir um pouco mais de seu trabalho. Um beijo no coração de todos e até a próxima!

O livro Maria do Sol está disponível pelo Pagseguro no site www. aliceraposo.com

Facebook: Alice no País da Poesia – Alice Raposo
Instagram:  alicenopaisdapoesia
Youtube: Alice Raposo
Twitter: @alicenacr
Recanto das Letras: Alice no País da Poesia Alice Raposo
e-mail: alicenacr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!