quarta-feira, 2 de novembro de 2016

[RESENHA] O GAROTO DO CACHECOL VERMELHO – ANA BEATRIZ BRANDÃO

Por Ingrid Cristina

Olá pessoas queridas!
Trago hoje a resenha de um livro nacional que li como parte do projeto “Leitura Coletiva Amigas Literária”.

Sinopse: Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Em “O garoto do cachecol vermelho”, acompanhamos a história de Melissa: uma garota insuportável, arrogante, mimada e que se acha a senhora do universo. A moça leva uma vida sem regras, onde faz o que quer e quando quer, e o fato de ter um péssimo relacionamento com sua mãe não ajuda em nada. Sua mãe, a quem ela chama pelo nome, está sempre viajando por causa do trabalho (ela é médica) e desde sempre compensou sua ausência enchendo a filha de presentes e realizando suas vontades.

A vida de Melissa gira em torno de sair de balada em balada enchendo a cara com os amigos, numa tentativa de suplantar o vazio interior e a falta de amor, e cursar faculdade de balé, sua grande paixão. Além disso, ensaia para o grande momento da sua vida: um teste para entrar na melhor escola de balé que existe, Juilliard.

Do outro lado da moeda temos Daniel, uma criatura graciosa, amorosa, que está sempre de bem com a vida e de bom humor. O jovem cursa música na mesma faculdade que Melissa, e além de assistir às aulas, ele ensaia os demais alunos para a apresentação de final de ano. A alegria de Daniel está em ajudar as pessoas, fazer o próximo a se sentir bem. Mas nem tudo é perfeito, não é mesmo? Daniel tem um segredo!



Na noite de ano novo, Melissa acaba conhecendo Daniel na rua e se empertiga pelo garoto que está usando cachecol vermelho. Antes do fim da noite, eles acabam se aproximando e na primeira oportunidade ela solta seu veneno pra cima dele. Tudo estaria bem se, na volta às aulas, o menino não tivesse mostrado um particular interesse nela.

Após muito correr atrás de Melissa e receber muita ignorância por parte dela, Daniel acaba conseguido fazer um trato entre eles: ela irá acompanhá-lo em todos os lugares, vai falar com as pessoas com quem ele fala, vai comer onde ele come, enfim, será a sombra dele. Daniel quer mostrar à Melissa como a vida é bela quando é bem vivida; quanto prazer há em tratar bem as pessoas e ajudá-las quando se é possível; quer ensiná-la a ver o mundo como ele vê.

O livro aborda assuntos de extrema importância como: relacionamento abusivo e violência contra a mulher, doenças, alcoolismo, mudança de vida e a necessidade de amar as pessoas certas. Ao decorrer da história, vamos nos deparando com passagens que nos fazem parar e pensar em nossa própria vida. O final do livro é extremamente emocionante e tocante, muito bonito.

Contudo, tenho algumas confissões a fazer, primeira: confesso que fiquei o livro todo com vontade de enforcar a protagonista com o cachecol vermelho e a sua mudança não me convenceu muito. Segunda: o cenário da trama é São Paulo, mas por mais que eu me esforçasse, não consegui imaginar certas cenas acontecendo na cidade. E por último: Melissa quase me fez desistir de terminar o livro. Sério, não me lembro de ter lido um livro com uma personagem tão enjoada, além de todas as características citadas acima, ela é extremamente preconceituosa e menospreza aqueles que não estão na sua mesma classe social.


Mas tirando essas ressalvas, a história é muito boa e a escrita da autora flui muito bem. O fato de estarmos falando de uma escritora de 16 anos, que tem grande potencial, nos leva acreditar que podemos esperar grandes coisas da Ana Bia. E, para terminar, vale ressaltar que parte do lucro das vendas desse livro está sendo doado para a ABRAELA: uma associação que apoia pessoas com a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença essa abordada no livro. Parabéns pela linda atitude, Bia!


Bem, galera, é isso, vou ficando por aqui. Um beijo no coração de todos e até a próxima! <3

21 comentários:

  1. Olá
    Estou esperando o exemplar do meu livro chegar e não poderia estar mais ansiosa, ainda mais porque já li vários comentários positivos a respeito. Acho a capa maravilhosa e não vejo a hora de tê-lo em mãos. Acho legak que o livro aborda assuntos tão importantes, mas é uma pena que você não tenha se dado muito bem com a personagemm, mas enfim.. isso acontece mesmo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu já estava curiosa em relação ao livro, mas sua resenha foi cativante. Saber que a autora tem apenas 16 anos e aborda assuntos tão sérios e complexos me faz pensar que devemos esperar grandes coisas dela.
    Achei interessante retratar uma protagonista que não é lá uma pessoa muito boa. Afinal, todos temos preconceitos e defeitos e é interessante vermos isso através do ponto de vista de outra pessoa.
    Parabéns pela resenha e parabéns para a autora. Espero que ela faça muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu já ouvi falar bastante desse livro mas ainda não consegui tê-lo. Os assuntos abordados são interessantes mas me senti meio com pé atrás pelo fato de a personagem principal ser como definiu. Já meu deu um nervoso sabe, haha... Mas vale a pena tentar. Gostei de como escreveu e definiu sua opinião. Dá pra ver que quis terminar o livro para saber o que seria daquela megera. Acho que eu não ficaria convencida com sua mudança tb. Mas ok, rs. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Você acabou de matar todos os planos de ler esse livro kkkkkkkkkkkk

    Acho que a coisa que mais detesto é uma protagonista chata e que faz mimimi, velho principalmente se ela for riquinha e mimada.

    Por outro lado fiquei curiosa com a escrita fluida e com as várias resenhas boas desse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei surpresa ao saber que a autora tem apenas dezesseis anos. Achei ótima a iniciativa de doar parte do lucro da venda do livro!
    Confesso que gosto mais de ler uma história, quando a protagonista não é chata e mimada como essa Melissa.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei surpresa ao saber que a autora tem apenas dezesseis anos. Achei ótima a iniciativa de doar parte do lucro da venda do livro!
    Confesso que gosto mais de ler uma história, quando a protagonista não é chata e mimada como essa Melissa.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Estou bem interessada no livro, porque eu adoro um drama, mas confesso que as observações que você fez sobre a protagonista ser preconceituosa, me tiraram um pouco a empolgação em conhecer a história. Mas vou arriscar mesmo assim.
    Adorei sua sinceridade!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Me apaixonei pela sua resenha.
    E adoro livros assim que traz uma mensagem reflexiva. Com certeza lerei. Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie, Ingrid. Eu já tinha lido sobre o livro e adorei sua resenha. Os personagens são bem diferentes e realmente já dá raiva da Melissa só pela premissa, mas a verdade é que existem muitas pessoas assim. Fiquei surpreso com a idade da autora, que legal, somente 16 anos e já com tanto talento. Parabéns a ela tb. Quero muito ler.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por esse livro e sempre que vejo uma resenha sobre ele eu fico toda empolgada. A Ana é uma autora super talentosa e de todos os seus livros, esse é o meu preferido, além de ter essa capa linda. Sim, a Mel é terrível e ninguém gosta dela, mas a maneira como ela vai mudando e como termina o livro como se fosse outra pessoa, é maravilhosa. Se gostou do #DaniDani, você vai amar o próximo livro <3 #supresasvindoporaí

    ResponderExcluir
  11. Olá Ingrid
    Que pena que o livro não tenha funcionado para você e que a protagonista seja tão insuportável. Minha amiga leu e posso dizer que ela partilha da mesma opinião que você.
    Espero que, quando eu ler, me sinta convencida pelas mudanças da protagonista e simpatize com a história, pois estou bem curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Essa pequena menina de pouco a pouco comecou a conquistar uma leva de fãs não é mesmo? Inclusive eu sou um deles. Três livros publicados, sendo esgotados de primeira. E esse novo livro ainda foi um dos dez mais vendido da Estande da editora na Bienal. Já li Seu outro livro (Sombra de um Anjo) mas ainda não tive a oportunidade de ler esse seu novo. Mas espero que não demore muito pois a história parece ser fantástica. Até mais vê
    Ábçs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nossa eu simplesmente adorei a sua resenha, eu acho que até hoje foi a mais sincera que li. Tenho muita curiosidade de ler esse livro e que legal o livro se passa aqui em sp!! haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Estou lendo esse livro no momento e tenho que concordar com você: a Melissa é uma personagem muito enjoada e totalmente irritante, extremamente difícil de engolir. Sua resenha foi muito sincera e gostei bastante desse aspecto, pois consigo enxergar na minha leitura diversos aspectos que você citou.
    Tive a oportunidade de conhecer a autora e fiquei encantada por ela, que é um amor e teve uma atitude muito bonita de doas parte dos lucros da venda. Uma pena que não tenha sido uma leitura tão boa quanto você esperava, mas acontece né.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Sempre vejo comentários positivos a respeito dessa obra, mas confesso que não tenho muita vontade de ler. Acho a Ana um amor de pessoa, mas já li uma de suas obras e eu realmente não me identifico muito com a escrita dela :( Então apesar de achar que essa é uma obra muito bacana e que fala sobre vários pontos importantes, eu não pretendo fazer a leitura. Pelo menos não no momento. Mas acho que o que a Ana está fazendo, de doar parte do valor arrecadado, algo muito bonito. E isso eu super apoio :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Confesso que desanimei muito de ler essa obra porque uma protagonista desse jeito deixa qualquer um louco. Que pena que você não conseguiu enxergar as cenas em São Paulo, acho que falou um pouco explorar melhor a ambientação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, não sabia que o livro tratava de tantos assuntos pesados e importantes, como relacionamentos abusivos, violência contra a mulher e alcoolismo. Pela capa imaginei um romance leve, sem nada demais. E achei o máximo parte dos lucros serem doados pra a ABRAELA, mas a verdade é que não leria porque não ia aguentar essa protagonista, e normalmente quando tenho problemas com personagens importantes tenho problemas com a leitura em geral.

    ResponderExcluir
  18. OI!!

    Todas as resenhas que leio desse livro todos dizem odiar a protagonista, estou começando a acreditar que ela realmente é insuportável. Em relação as doações para a ELA gostei bastante da atitude da autora que independente de qualquer coisa já tem maturidade para os seus 16 anos. Gostei muito da narrativa que a obra tem e parabéns por ter conseguido concluir a obra. Beijos"

    ResponderExcluir
  19. Oi Ingrid, eu até gostei da premissa desse livro, mas confesso que sua resenha me desanimou. Adoro um bom romance, mas se a protagonista é tão insuportávl assim, não sei se eu conseguiria ler. Vou aguardar mais resenhas sobre ele para conferir outras opiniões. Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Desde o lançamento do livro, fiquei super curiosa para conferir a obra.
    A premissa é bem interessante e quero conferir se Melissa irá mudar de comportamento após iniciar o acompanhamento de Daniel sendo quase sua sombra. Adorei os temas que parecem ser abordados com muita leveza e de forma agradável.
    Quero muito saber qual segredo Daniel esconde por trás do cachecol vermelho e achei a capa maravilhosa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Então, eu acho a capa desse livro a coisa mais linda do mundo, confesso...rsrs
    Não tinha lido nenhuma resenha do mesmo e adorei saber sua opinião sincera. Odeio personagens antipáticas e preconceituosas, odeio muito. Não sei se leria depois de ler o que você descreveu sobre a desse livro =/
    No entanto acho que leria sim pelo fato da escritora ser tão jovem, afinal precisa ser incentivada e sua resenha não tem somente pontos negativos ela me deixou curiosa sobre o protagonista e sobre as mudanças que a mocinha sofrerá, quem sabe não será uma reviravolta bacana, pelo menos os temas abordados sugerem que as coisas serão intensas.
    Obrigada pela resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!