quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Top Especial] Projetos Literários para 2017


Olá pessoal, estou eu dando as caras por aqui novamente. Mas dessa vez é para contar quais serão os projetos literários para 2017.

Para esse novo ano eu decidi não estabelecer uma meta quantitativa para leituras, isso não funciona comigo. Mas eu sou do tipo de pessoa que precisa ter metas a cumprir, precisa ter planos e projetos para por em prática. Se não for assim, a minha vida não anda. Pensando nisso, resolvi criar alguns projetos literários para o ano que vem; é claro que me preocupei em não criar nada impossível de alcançar e escolhi livros que realmente quero ler muito, mas que ainda não tinha me empenhado para isso.


Tenho certeza que todo mundo já leu em algum blog ou então viu algum booktuber citar o projeto Rory Gilmore Book Challenge. A Rory é uma das protagonistas do seriado Gilmore Girls e como muitas de nós, é uma ávida leitora. No decorrer das sete temporadas da série, ela e sua mãe citaram, exatamente, 340 livros. O projeto, então, consiste em, basicamente, ler os livros lidos/citados pelas meninas Gilmore.


É óbvio que esse é um projeto pra vida toda, afinal de contas estamos falando de 340 livros e muitos destes nem foram publicados no Brasil. Tendo isso em mente, dei uma boa conferida na lista de livros da Rory e separei aqueles que me interessam muito e que eu desejo ler imediatamente. Após essa seleção, realoquei os livros nos subprojetos literários que vou apresentar para vocês agora.

Projeto 1 – 12 livros para 2017
Tem muitos blogueiros e booktubers fazendo esse projeto e eu não quis ficar de fora, é claro. Então escolhi 12 livros da listinha da Rory e montei minha lista de 12 livros para ler em 2017. Como se trata de um livro para cada mês do ano, o projeto é muito fácil de ser concluído. São eles:
-  E o vento levou
- O sol é para todos
- O morro dos ventos uivantes
- O retrato de Dorian Grey
- O corcunda de Notre Dame
- Garota Interrompida 
- O Hobbit
- Clube da Luta
- 1984
- A redoma de Vidro
- O conde de Monte Cristo
- O Apanhador no campo de centeio

Com exceção de Clube da Luta e O Hobbit, todos os outros livros foram citados na série.


Projeto 2 – Lendo Britânicos
Também baseado na listinha da nossa menina Gilmore, esse projeto será desenvolvido por mim com o único objetivo de me aprofundar na cultura britânica, cultura essa que desejo conhecer sempre mais. Resolvi então trazer não só obras que se passem em cenário britânico, mas que também foram escritas por autores com essa nacionalidade. Separei os gênios Charles Dickens, Jane Austen e William Shakespeare para me acompanharem em 2017.
Jane Austen
- Orgulho e Preconceito
- Razão e Sensibilidade
- Persuasão
- Emma
-A Abadia de
 Northanger
W. Shakespeare
- Sonhos de uma noite de verão
- Macabeth
- Hamlet
- A megera domada
Charles Dickens
- David Cooperfield
- Um conto de duas cidades
- Oliver Twist

Somando as obras temos 12 títulos que também serão lidos um a cada mês do ano. A cada mês irei sortear um título e após terminar a leitura, trarei resenha para vocês.


Bem, aqui encerro os projetos novos para o próximo ano. Juntamente a eles, pretendo dar seguimento com os projetos que desenvolvi em 2016. Nesse ano eu participei de dois grupos de leitura coletiva, são eles: “LEITURA COLETIVA - AMIGAS LETERÁRIAS” e o “NOME PROVISÓRIO”. Ambos os grupos estão no facebook e qualquer um de vocês que quiserem participar, pode ficar à vontade para enviar a solicitação para grupo. E não posso me esquecer do projeto “Leia um livro encalhado”, que também participo com as meninas do grupo Amigas Literárias.

Enfim, espero conseguir concluir todos os projetos e que 2017 seja recheado de leituras maravilhosas. Esta ainda não é a última matéria do ano, mas já desejo a vocês uma ótima virada, que possam estar rodeados de boas energias e das pessoas amadas. Que 2017 seja um ano excepcional para cada um de nós, porque depois de um ano tão conturbado como esse, nós merecemos!


Um grande beijo no coração de todos e até a próxima! <3

7 comentários:

  1. Adorei seu blog! Gostaria de indicar a vc meu livro Segredos Mortais que esta na livraria cultura! bjs

    ResponderExcluir
  2. Cris, Linda!!!
    Boa sorte nos seus projetos, alguns desses livros eu já li e são sensacionais, você terá um ano com excelentes leituras o/
    Avante Nome Provisório!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu sempre quis participar do projeto Rory Gilmore, mas não sei se um dia vou ter coragem ou determinação, mas eu adorei a sua ideia de adaptar o desafio, quem sabe eu não faço isso.
    Eu também to pensando em começar a ler livro de autores britânicos, como Jane Austin, pois ainda não li nada.
    Te desejo sorte nos seus desafios.
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!!!
    Que livros incríveis você escolheu em garota? Alguns deles também desejo muito ler. Que 2017 seja um ano maravilhoso para nós! Beijão

    Ps.: "Tamos" juntas no #NomeProvisório hahaha

    ResponderExcluir
  5. Adorei seus projetos Cris, alguns tbm vou ler esse ano <3
    Tomara que vc ame Jane Austen e Dickens <3
    O sol é para todos <3
    Corcunda<3
    Mto amores meus nas suas listas<3

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Amei seus projetos de leitura!
    Eu tbm faço isso pra me motivar, mas estabeleço metas senão fico preguiçosa, hahaha.
    Tbm estou participando do desafio da Rory. Temos um grupo bem legal no Facebook e lemos juntas um por mês. Tem mais informações no meu blog caso vc queira se juntar a nós! <3
    Amei a ideia do Lendo Britânicos tbm! Se não estivesse com tantos projetos, encarava ele! :X
    O Hobbit é meu livro preferido da vida!!! Ele tá no meu coração pra sempre e sou louca por ele! Espero que vc curta tanto qto eu!
    Boa sorte com suas metas pra 2017!
    Bjinhos,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  7. Nós, as loucas dos projetos literários hahaha
    O sol é para todos, O Hobbit, 1984 e A Redoma de Vidro são excelentes. Super indico mesmo!
    bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!