quarta-feira, 26 de julho de 2017

[Resenha] Uma chama entre as cinzas - Sabaa Tahir


Olá, meus queridos companheiros de sempre!

Trago a resenha de um livro IN-CRÍ-VEL. E por incrível eu quero dizer um livro com uma trama altamente arrebatadora, dinâmica, cheia de ação e que não vai deixar você largá-lo enquanto não terminar de ler. E como diria o Capitão: "Vocês estão prontas, crianças?" ~Estamos, Capitão!!!~ \o/


Uma chama entre as cinzas vem nos apresentar uma realidade onde o povo Erudito foi dominado pelos Marciais e desde então vive subjugado como escravo, sem poder ler ou escrever, manejar prata ou qualquer outro material com o qual se possa fazer armas. Isso levou à queda desse povo.

Laia é uma menina Erudita, que após ver seus avós serem assassinados pelos Marciais e o irmão, Darin, ser levado como prisioneiro, se lança numa missão perigosíssima para tentar salvar a única família que lhe resta. A moça vai em busca de ajuda com a Resistência (onde conhece Kennan), grupo que vive de maquinações para derrubar o Império Marcial. Após muita peleja, consegue uma promessa do chefe do grupo, Mazen, em troca de ser espiã dentro da Blackcliff - a escola onde os soldados do Império são duramente treinados. Laia será a escrava pessoal do próprio demônio, aqui representado pela comandante Keris (Maldita!).

Temos também, Elias Veturius, um marcial e aluno de Blackcliff. Ele se encontra no final da sua formação para se tornar um máscara, a mais alta patente do exército que protege o império. Acontece que Elias deseja, mais do que tudo, se ver livre desse lugar, pois já está cansado de testemunhar tamanha brutalidade, matança e violência. Seu plano é desertar assim que acabarem as cerimônias de formatura, mas acontece que nosso jovem é surpreendido pelas Eliminatórias.

Acuado por um Advinho (uma das diversas criaturas místicas desse livro), ele é dissuadido de seus planos para que participe das Eliminatórias, com a garantia que ao final delas teria sua verdadeira liberdade de corpo e alma. 

"Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar." 


Enquanto tenta sobreviver às provas brutais e insanas das Eliminatórias, Elias conhece Laia e aos poucos, essas duas pessoas que se acham tão diferentes uma da outra, descobrem que tem mais em comum do que imaginam. Uma escrava e um soldado, ambos desejando a liberdade. Seriam eles capazes de deixar os preconceitos e as desconfianças de lado para lutarem, juntos, pelos seus propósitos?

Sabe aquele livro que você pega pra ler sem saber o que esperar e leva um tapa na cara a cada página virada? Foi exatamente assim comigo. Comecei a leitura despretensiosamente e já no final do segundo capítulo estava completamente fisgada por este universo criado pela Sabaa. A trama é brilhante e viciante num nível que não sei explicar. Laia é inocente e facilmente manipulável no início do livro, mas seu crescimento ao decorrer da trama é gritante. Elias passa pelo mesmo processo de amadurecimento e, posso dizer com toda a certeza do mundo, é a melhor pessoa desse livro. Mesmo tendo sido criado desde os 6 anos para matar, ele tem total repugnância por tudo que vê dentro das paredes de Blackcliff e é sobrecarregado por um sentimento de culpa quando tem que participar desses momentos. 

"Ver o inimigo como um ser humano. O pior pesadelo de um general."

A escrita da autora é surpreendente demais. Eu me peguei em vários momentos me perguntando como, em nome de Deus, ela faria a história do Elias e da Laia se cruzarem, mas quando faz isso acontecer, é genial. Sabaa Tahir ganhou meu respeito e toda a minha admiração ao criar esse universo cheio de brutalidade, intrigas, traições, um de quê de mistério e magia.

"Você tem uma alma. Ela foi ferida, mas está aí. Não deixe que tirem isso de você, Elias."

Maravilhoso e surpreendente são adjetivos apropriados para terminar a resenha de Uma chama entre as cinzas. Uma trama eletrizante que vai conquistar e segurar você até a última página deste livro. Não tenham medo e se lancem nessa aventura que será incomparável. 

Espero que tenham gostado da resenha, um beijo no coração de todos e até a próxima! <3

Nota no Skoob: 5/5 + ♥

Mais informações:

Ano: 2016
Páginas: 432
Editora: Verus Editora
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.




17 comentários:

  1. Olá Ingrid, amei a resenha e sim Uma chama entre as cinzas parece ser um livro incrível. Que faz tempo que ele esta na minha listinha de prioridades.
    Um grande beijo ;)
    (Vim do instagram)
    Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir
  2. RS parece muito bom Livro pela forma que você descreve suas resenhas são otimas..Laia me faxina ..Espero que você tenhas mais sucesso que já tem ..E fico muito feliz por nosso Estado de tão Bem representado ...(vim pelo instan) Beijos Capixaba da 😍👏📖

    ResponderExcluir
  3. Ola
    também já fiz essa leitura e gostei muito do desenvolvimento, ainda mais por ter elementos que chamam muito a minha atenção e o gênero é um dos meus preferidos. A escrita da autora é mesmo surpreendente. Sua resenha reflete bem as minhas próprias impressões.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas parece ser muito bom, não sei se seria o tipo de leitura que me agradaria mas estou tentando me aventurar por novos gêneros e quem sabe né? É muito bom quando o livro nos surpreende de maneira positiva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Nossa, adorei a premissa desta saga!
    A Laia e o Elias parecem ser personagens carismáticos e bem construídos, assim como a história, que você afirmou ser viciante e eletrizante.
    Isso tudo me deixa muito a fim de conferir a obra.
    Adorei a resenha, me deixou curiosíssimo com o livro.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, super te entendo, já aconteceu isso com várias leituras que eu fiz. A gente vai sem qualquer expectativa, negativa ou positiva, para a história e o autor nos dá um baita de um tapa na cara, nos surpreendendo muito. Aconteceu isso com um livro ano passado e ele acabou sendo a melhor leitura que eu fiz no ano. Amooo personagens que crescem durante a trama, isso é sensacional. Esse livro chamou muita a minha atenção. Eu achei diferente, uma história bem interessante, que com certeza vale a pena ser lida! Vai para a lista, sem sombra de duvidas!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Preciso desse livro para ontem!
    Parece magnifico,como você mesmo disse: um tapa na cara cada página.Preciso de um livro desse,que me arranque emoções.
    Já irei colocar na minha lista de compras.
    Adorei aresenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Cris,

    Nossa esse livro parece ser incrível, bem no estilo que gosto de ler. Sua resenha me deixou muito curiosa, já vou por na minha lista.

    Beijos, Ge.

    blog:
    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Estou esperando a editora lançar os outros livros, porque se não to enganada tem mais, para compra-los todos e poder realizar a leitura deles tranquilamente kkk Já li outras resenhas sobre esse livro e amei demais a proposta da obra, com certeza amarei a leitura quando a fizer!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi Ingrid,
    Essa capa chama minha atenção há bastante tempo, mas não tinha parado, até então, para ler nenhuma resenha dele e fiquei muito contente por ter lido a sua, pois adorei conhecer um pouco mais da trama e dos personagens. É muito bacana quando não esperamos nada do livro e levamos tapa na cara atrás de tapa na cara.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Confesso que não conhecia a obra, mas, você falou com tanta paixão e convicção sobre a obra que me deu vontade de ler! Surpreendente e maravilhoso para definir um livro é bastante interessante e deve ser bom mesmo.
    Já quero!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Comigo aconteceu o mesmo que com você. Eu comecei a ler sem muitas expectativas e me apaixonei completamente. Aliás, esse livro foi minha melhor leitura ano passado.
    Fiquei muito feliz ao ler sua resenha e ver o quanto você gostou. É um universo muito brutal, mas bem construído pela autora. A trama é realmente eletrizante e cheia de reviravoltas, e eu não conseguia para de ler.
    Enfim, amei sua resenha e acho que vc trouxe uma ótima indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos meus livros favoritos dessa categoria desde quando lançou!
    Eu li quando o livro ainda nem tinha sido traduzido e amei logo de cara já! Gosto bastante de distopias, achei a escrita da autora incrível e, principalmente, gostei de não haver um romance entre os principais e de todo esse cenário meio romano
    Poderia ficar aqui por horas discursando sobre ele :P haha mas tudo bem
    Gosto de indicar ele bastante pra quem gostou de Rainha Vermelha pq acho que são livros com propostas parecidas mas gosto mais de Uma Chama Entre As Cinzas
    Agora preciso ler o segundo pra ver se gosto tanto quanto o primeiro :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    De cara já fiquei apaixonada por esse livro por causa da capa linda que ele tem.
    E segundo, pela sua resenha super empolgada.
    Não sou muito fã de distopias, mas a escrita da autora parece ser bem interessante e incrível.
    Isso de ter um pouco do cenário romano é bem legal.
    Me pareceu um pouco com a trilogia da Seleção, e por isso irei dar uma chance futuramente. =D

    ResponderExcluir
  15. Olá!!

    Tenho esse livro a algum tempo na estante, mas ainda não me animei para ler. Mas lendo sua resenha fez aflorar a vontade de ler que eu estava quando comprei. Adorei sua opinião e sua forma de resenhar.

    Beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  16. Que bom que foi uma leitura tão arrebatadora. Confesso que não leria o livro porque não gosto muito do gênero, mas a grande maioria das resenhas que leio são muito positivas.
    Por mais que ele não tenha chamado minha atenção, tenho que reconher a criatividade da autora.

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu recebi esse livro como cortesia da editora, mas até hoje não li e confesso que não tinha lá muita vontade, pois não é um gênero que costumo ler, sabe? Mas lendo sua resenha agora eu fiquei curiosa para conferir a história, pois parece ser uma trama muito bem elaborada mesmo com ótimos personagens. Enfim, gostei bastante da sua resenha acho que vou colocar esse livro na frente das minhas leituras.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo.
Beijo!